Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulação de um índice de qualidade para gestão de resíduos sólidos urbanos.

Processo: 09/12807-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Sandro Donnini Mancini
Beneficiário:Patrícia Hamada
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Gerenciamento de resíduos   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão de Resíduos | índice de qualidade | Resíduos sólidos | Resíduos Sólidos

Resumo

No Estado de São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente, através da CETESB, implantou um programa visando a melhoria da qualidade dos locais utilizados para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), traduzido na forma do Inventário de Resíduos Sólidos Estadual. Esse trabalho tem sido realizado desde 1997 com a participação do ministério público. Apesar da melhoria evidente das áreas de destinação final de RSU, detectada através do IQR (índice multicriterial de avaliação dessas áreas) ao longo dos anos, observam-se oscilações significativas desse índice para um mesmo município. Isto pode significar que existem dificuldades inerentes à gestão, que têm implicações diretas sobre a qualidade desses serviços. Muitos trabalhos abordam a necessidade de implantação dos planos de gestão de resíduos, como inserido nas resoluções do CONAMA e nas políticas estaduais de resíduos sólidos. Em geral as abordagens acabam sendo pontuais pela administração municipal ou difusas pelos estudiosos, carecendo de métodos que não somente avaliem a gestão, mas que também indiquem claramente os pontos críticos do sistema. O objetivo principal da presente pesquisa é formular um índice que avalie a qualidade da gestão de resíduos sólidos urbanos, com base em um modelo multicriterial, fundamentado na estratégia geral de gestão. O modelo resultante também será estruturado para auxiliar na tomada de decisões nos sistemas gestores. O modelo será inicialmente estruturado de acordo com a abordagem apresentada por Leopold et al (1971) apud McBean et al (1995), dispondo-se em dois níveis, com Grupos Prioritários e Específicos. O modelo desenvolvido será aplicado em três municípios paulistas e os resultados serão comparados com o IGR - Índice Geral de Gestão, que está inserido no modelo em desenvolvimento pela CETESB.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAMADA, Patrícia. Formulação de um índice de qualidade de gestão de resíduos sólidos urbanos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Bauru Bauru.