Busca avançada
Ano de início
Entree

Apoptose, células Th1 e células Th2 no lúpus eritematoso sistêmico

Processo: 09/12930-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Coelho Andrade
Beneficiário:Vanessa da Silva Ferreira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células Th1   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | células Th1 | células Th2 e lúpus | Imunologia

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica, caracterizada por apresentar as mais variadas manifestações clínicas, laboratoriais e imunológicas, cuja etiologia ainda permanece desconhecida.Entre as diversas alterações linfocitárias descritas no LES, destacam-se as alterações de freqüência e função das células Th1 e Th2. As respostas Th1 e Th2 devem estar em harmonia e o desequilíbrio destas duas subpopulações desempenha um papel importante na fisiopatologia do LES. Uma maior produção de citocinas de algum desses dois subtipos de células contribui para esse desequilíbrio, que pode induzir uma ativação anormal das células T, aumento do processo inflamatório e morte celular induzida por ativação (apoptose). A apoptose é um mecanismo normal de controle de populações linfocitárias, mas quando exacerbado pode levar a maior exposição de autoantígenos e conseqüente desencadeamento e/ou perpetuação de respostas autoimunes. Níveis aumentados de apoptose é um fenômeno comumente observado no LES e pouco ainda se sabe sobre a suscetibilidade das subpopulações Th1 e Th2, a apoptose e quais fatores podem atuar para exacerbação do processo. Recentes estudos têm demonstrado que o soro de pacientes com LES pode induzir apoptose em culturas de linfócitos.O presente trabalho propõe-se a avaliar o comportamento fenotípico e funcional in vitro das subpopulações celulares Th1 e Th2 cultivadas na presença ou na ausência de soro humano de paciente com LES e na presença ou na ausência de células apoptóticas, bem como o efeito do congelamento e descongelamento pré-cultivo sobre as características das células Th1 e Th2. Será avaliado também o efeito indutor de apoptose in vitro destes mesmos fatores sobre as populações celulares Th1 e Th2.Os resultados dessa avaliação deverão contribuir para melhor entendimento de alguns fatores da resposta imune de tais indivíduos, pois verificarão neste trabalho se o fenótipo e a função de células Th1 e Th2 serão afetados sob diferentes condições de manipulação in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, VANESSA DA SILVA; MESQUITA, FERNANDA VIEIRA; MESQUITA JUNIOR, DANILO; COELHO ANDRADE, LUIS EDUARDO. The effects of freeze/thawing on the function and phenotype of CD4(+) lymphocyte subsets in normal individuals and patients with systemic lupus erythematosus. CRYOBIOLOGY, v. 71, n. 3, p. 507-510, . (09/12930-7)