Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino e Aprendizado de Fundamentos de Programação: uma Abordagem baseada em Teste de Software

Processo: 09/12956-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Draylson Micael de Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Teste e avaliação de software   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino e Aprendizado | Ferramentas Automatizadas | Fundamentos de Programação | Teste de Software | Teste de Software

Resumo

Tanto programação como teste de software não são disciplinas triviais de serem ensinadas. Entre asvárias iniciativas investigadas a fim de amenizar os problemas associados destaca-se o ensino conjunto de conceitos básicos de programação e de teste de software em disciplinas introdutórias dos cursos de computação. Do ponto de vista da programação, testes podem contribuir para melhorar acapacidade global de compreensão e análise dos alunos. Do ponto de vista da atividade de teste, se a mesma for ensinada juntamente com fundamentos de programação, pode-se criar uma "cultura de teste" nos alunos, tornando-a uma prática comum entre os desenvolvedores, incentivando-os a aplicar testes desde o início do processo desenvolvimento de software.Motivados por este cenário, em trabalhos anteriores foi proposto e desenvolvido um ambiente de apoio à submissão e avaliação automática de trabalhos práticos dos alunos, baseado em atividades de teste de software - PROGTEST. Em sua versão atual, a PROGTEST encontra-se integrada a uma ferramenta que apóia o teste estrutural de programas escritos em Java.O presente trabalho de mestrado insere-se nessa perspectiva, tendo como principal objetivoidentificar e integrar diferentes ferramentas de teste ao ambiente PROGTEST, propiciandoa utilização, por parte dos alunos, de técnicas e critérios distintos na condução de seus testes. Aspectos de aplicação e validação do ambiente em disciplinas introdutórias de programação também deverão ser explorados. A idéia é que o ambiente PROGTEST possa ser utilizado como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizado, tanto de conceitos de programação como de teste de software.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Draylson Micael de. Ensino e aprendizado de fundamentos de programação: uma abordagem baseada em teste de software. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.