Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de viabilidade ambiental do traçado do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, São Paulo

Processo: 09/13418-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Evandro Mateus Moretto
Beneficiário:Vinicius Gregolin Ferreira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Licenciamento ambiental   Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alternativas locacionais | Avaliação de Impacto Ambiental | Licenciamento Ambiental | Rodovias | viabilidade ambiental | vulnerabilidade ambiental | Avaliação de Impacto Ambiental

Resumo

A definição da localização de um empreendimento é uma das principais decisões que vinculará a existência e a intensidade de parcela significativa dos impactos ambientais negativos resultantes de sua instalação e operação, embora o planejamento de grande parte dos projetos potencialmente causadores de significativa degradação ambiental no Brasil ainda não considere plenamente a dimensão ambiental no momento desta definição. Ainda que os estudos de impacto ambiental tenham dentre suas finalidades analisar comparativamente a viabilidade ambiental de alternativas de localização para um determinado empreendimento, algumas opções importantes na função de produção do projeto normalmente já são tomadas no momento prévio ao processo de licenciamento ambiental, quando não está disponível uma base de referência com as potencialidades e restrições territoriais para a análise. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal analisar a viabilidade ambiental do traçado do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, na região metropolitana de São Paulo, a partir do desenvolvimento de uma base de referência ambiental que permita verificar quais são as potencialidades e as restrições que o território impõe à implantação do projeto em relação a outras alternativas possíveis para o traçado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Vinicius Gregolin. Viabilidade ambiental de traçados rodoviários: o caso do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.