Busca avançada
Ano de início
Entree

Sínteses e Estudos dos Diferentes Peptídeos de Fusão dos Flavivirus causadores da Dengue

Processo: 09/15183-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eduardo Maffud Cilli
Beneficiário:Graziely Ferreira Cespedes
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Flavivirus   Dengue   Proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dengue | Flavivirus | peptídeo de fusão | Sínteses de peptídeos | Proteínas

Resumo

A infecção do vírus da dengue depende da fusão com a membrana do hospedeiro. Este processo é intermediado pelo peptídeo de fusão que está localizado no domínio II da "glicoproteína E" entre os resíduos 98 até 112, cuja seqüência de aminoácidos é: DRGWGNGCGLFGKGG. Todos os Flavivirus incluindo os quatro sorotipos da dengue apresentam esta seqüência em regiões próximas e com alta identidade. O objetivo deste projeto tem por finalidade avaliar as diferenças entre os peptídeos de fusão dos quatro sorotipos da dengue, bem como as regiões que franqueiam a posição 98 a 112, ou seja, as posições 88 a 97 e 113 a 123. Este estudo será realizado por meio da avaliação da estrutura e dinâmica destes diferentes peptídeos. As seqüências peptídicas serão obtidas através da síntese de peptídeos em fase sólida. A estrutura dos peptídeos será avaliada em água, miméticos de membrana "micelas", diferentes modelos de membranas "vesículas" e TFE (agente indutor de estrutura secundária). Somado a isto, e sabendo-se que a exposição desta sequência e conseqüente fusão da membrana é dependente do pH do meio, as alterações estruturais sofridas pelos peptídeos em diferentes pHs (4,0- 6,5- 8,0) serão verificadas. Nestes estudos serão utilizadas as técnicas de Dicroísmo Circular e fluorescência. A presença do aminoácido triptofano na seqüência servirá como sonda para os estudos de fluorescência. Somado a isto, análogos contendo o aminoácido TOAC serão sintetizados para analisarmos a dinâmica do peptídeo por meio da ressonância paramagnética eletrônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CESPEDES, Graziely Ferreira. Sínteses e estudos dos diferentes peptídeos de fusão dos flavivirus causadores da dengue. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.