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Mais do que energia, uma aventura do corpo: as colônias de férias escolares na América do Sul (1882-1950)

Processo: 09/53593-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carmen Lucia Soares
Beneficiário:André Dalben
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Férias escolares   Colônias de férias   Natureza   Viagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colonias De Ferias | Educacao | Ferias Escolares | Historia | Natureza | Viagens Escolares

Resumo

Nas três últimas décadas do século XIX, diversas viagens com o objetivo de afastar as crianças do meio urbano, aproximando-as da natureza, começaram a ser realizadas em países europeus como a Suíça, França e Alemanha. Conhecimentos advindos principalmente da medicina asseguravam os benefícios do ambiente natural e de seus elementos, como o ar puro, a água e a luz solar sobre os organismos infantis deficientes ou enfermos. Paisagens como a montanha, o campo e o litoral afirmaram-se como as mais adequadas à recuperação da saúde e prevenção de doenças como a tuberculose. A consolidação, no início do século XX, das colônias de férias infantis, como instituições especializadas em atender, durante o período das férias escolares, as crianças selecionadas na rede de ensino e asilos infantis, conferiu suporte para essas viagens realizadas desde o final do século XIX. As colônias de férias infantis foram amplamente debatidas em congressos e periódicos científicos europeus e sul-americanos da primeira metade do século XX, e apresentadas como profícuos aparelhos de educação e assistência à infância. Esta pesquisa dá continuidade aos estudos desenvolvidos em nossa dissertação de mestrado que analisou a configuração e atuação dessas instituições no Estado de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. No projeto ora apresentado buscamos analisar a conformação dessas instituições em diferentes países sul-americanos, suas políticas de implementação, bem como os ideários médico-pedagógico que as fundamentavam no continente nas primeiras décadas do século XX. Tal análise toma como principais fontes os anais de congressos, teses, periódicos, fotografias e obras científicas que abordaram as colônias de férias infantis. Pode-se situar este trabalho como contribuição ao estudo das colônias de férias infantis da América do Sul, tema de estudo ainda pouco explorada no Brasil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DALBEN, André. Mais do que energia, uma aventura do corpo: as colônias de férias escolares na América do Sul (1882-1950). 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.