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A generosidade no exercício da autoridade em professores de educação infantil

Processo: 09/15685-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Raul Aragão Martins
Beneficiário:Rosana Akemi Kawashima
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Autoridade   Crianças   Professores   Generosidade   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoridade | criança | Desenvolvimento sócio-moral | Educação Infantil | generosidade | Professores | Desenvolvimento sócio-moral em crianças

Resumo

Atualmente é crescente a preocupação com a indisciplina, a falta de limites e a violência dentro do âmbito escolar, contudo pensar sobre virtudes e a forma com que nos comportamos tem sido cada vez mais debatidas. Na Psicologia Moral de Piaget (1994) há dois tipos de respeito: o respeito unilateral e o respeito mútuo. Para que possamos respeitar as pessoas é necessário, primeiramente, que exista o respeito à autoridade, para em seguida, o respeito às regras se tornar essencial para o entendimento entre os pares. Estudos sobre a moralidade tem dado importância às pesquisas sobre as virtudes. Elegemos a generosidade como objeto de nosso estudo. A intenção deste trabalho é abordar a questão da virtude generosidade do professor no exercício da autoridade na instituição escolar e investigar como as crianças julgam a generosidade de seus professores. Assim, a fim de averiguar a constituição da generosidade no universo moral dos professores, serão realizadas entrevistas semi-estruturada com os educadores da Educação Infantil e a entrevista clinica piagetiana com as crianças. Os dados serão categorizados e analisados tendo como foco a necessidade de compreendermos a justaposição da virtude generosidade com o exercício da autoridade dos Educadores, enquanto figura de respeito.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSANA AKEMI KAWASHIMA; RAUL ARAGÃO MARTINS. Ausência de Generosidade e Obediência à Autoridade: Juízos de Professores e Crianças da Educação Infantil. Paidéia, v. 25, n. 60, p. 115-123, . (09/15685-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAWASHIMA, Rosana Akemi. A generosidade no exercício da autoridade em professores de educação infantil. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.