Busca avançada
Ano de início
Entree

Construtores do imperio, defensores da provincia: sao paulo, minas gerais e a corte na formacao do estado nacional e dos poderes locais, 1823-1834.

Processo: 09/52802-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Beneficiário:Carlos Eduardo Franca de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Estado-nação   Imprensa   Minas Gerais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselhos Provinciais | Estado Nacional | Imprensa | Minas Gerais | Sao Paulo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos poderes provinciais em São Paulo e Minas Gerais entre 1823 e 1834, privilegiando a atuação dos Conselhos Provinciais e sua relação com os presidentes de província, bem como os poderes Legislativo e o Executivo. Tem como referências abrangentes de fundo o processo de formação do Estado Nacional e, simultaneamente, a participação das referidas províncias na viabilização de uma monarquia constitucional sediada na Corte do Rio de Janeiro. Trata-se de examinar em conjunto de que maneira a organização dos poderes provinciais - com suas similitudes, particularidades e contradições - inscreveu-se no processo de afirmação de um estado monárquico-constitucional representativo em meio a outras propostas vigentes de organização do Estado à época. Além disso, pretende-se discutir possíveis matizes do chamado projeto "liberal moderado", o qual obteve grande respaldo em São Paulo, Minas Gerais e na Corte no período estudado, partindo-se da hipótese de que a atuação de políticos paulistas, mineiros e fluminenses, notadamente no encaminhamento da reforma constitucional que se consubstanciou no Ato Adicional, em 1834, foi permeada por interesses de grupos locais e influenciada pelo debate político ocorrido em nível provincial. Com intuito de obter um melhor entendimento dos grupos políticos paulistas, mineiros e fluminenses no período, o projeto visa, também, analisar outra dimensão da luta política, qual seja, a do debate promovido pela imprensa nas províncias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo entre o início do Primeiro Reinado e a conclusão da reforma constitucional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Franca de. Construtores do império, defensores da província: São Paulo e Minas Gerais na formação do Estado nacional e dos poderes locais, 1823-1834. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.