Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da desnutrição protéica na percepção de contraste e acuidade visual em humanos e em ratos

Processo: 09/53595-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Caroline Costa Gomes Alencar
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desnutrição proteica   Acuidade visual   Sensibilidades de contraste   Psicofísica   Humanos   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acuidade Visual | Desnutricao | Psicofisica | Sensibilidade Ao Contraste

Resumo

A desnutrição é um fator de risco associado à mortalidade infantil nos países em desenvolvimento. Seus efeitos no sistema nervoso, além dos decorrentes déficits cognitivos e comportamentais, são bem estabelecidos pela literatura. O presente estudo avaliará o efeito da desnutrição protéica atual e pregressa na Acuidade Visual (AV) de resolução de grades e na Sensibilidade ao Contraste (SC) visual, utilizando crianças de 7 a 10 anos e um modelo animal (ratos Wistar) por meio de medidas comportamentais e histológicas. O primeiro experimento terá como amostra 60 crianças, sendo o Grupo Controle (GC) composto por 20 crianças eutrófícas, o grupo experimental 1 (GE1) composto por 20 crianças com desnutrição atual, e o grupo experimental 2 (GE2) composto por 20 crianças com desnutrição pregressa. A AV das crianças será medida com a carteira de optotipos direcionais E de Rasquin. A SC visual das crianças será acessada pelo método psicofísico da escada com escolha forçada entre duas alternativas temporais. O segundo experimento terá como amostra 60 ratos machos, sendo cada grupo, GC, GE1 e GE2, composto por 20 animais. A AV e a SC visual dos animais serão medidas pelo método psicofísico da escada com entrada preferencial com duas alternativas espaciais. No terceiro experimento, cortes histológicos da retina e do córtex cerebral destes animais serão utilizados para quantificação de fotorreceptores, células ganglionares e neurônios corticais. Análises estatísticas serão realizadas visando comparar comportamentalmente a AV e SC dos grupos, além de analisar morfológica e bioquimicamente algumas estruturas corticais que subjazem essas funções visuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE C. G. ALENCAR; NATANAEL A. DOS SANTOS. Early malnutrition decreases contrast sensitivity to circular concentric gratings. Psychology & Neuroscience, v. 5, n. 1, p. 003-009, . (09/53595-6)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

EQUIPAMENTO PARA MEDIDAS VISUAIS DE ROEDORES BR1020150249373 - Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) . Luiz Roberto Giorgetti De Britto ; Natanael Antonio Dos Santos ; Caroline Costa Gomes Alencar - 29 de setembro de 2015