Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil Sanitário de Carnívoros Silvestres do Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais

Processo: 10/00907-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eliana Reiko Matushima
Beneficiário:Cynthia Elisa Widmer de Azevedo
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde animal   Doenças transmissíveis   Carnívoros   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carnívoros | conservação de espécies silvestres | Doenças Infecciosas | Saúde animal | Saúde Pública | sentinelas | Medicina da Conservação

Resumo

O crescente contato entre seres humanos e animais domésticos com espécies silvestres é uma importante causa de emergência de doenças infecciosas. Entre as doenças de importância crescente no Brasil, e com ocorrência preocupante no estado de Minas Gerais, estão as doenças transmitidas por carrapatos, as leishmanioses e a raiva silvestre. Na última década, carnívoros silvestres vêm sendo apontados como potenciais sentinelas para a detecção e monitoramento de doenças no ambiente. O estudo da saúde destes animais pode trazer importantes descobertas sobre o ciclo silvestre de doenças de importância para saúde pública e animal, bem como auxiliar na detecção de fatores de risco para a saúde e conservação dos próprios carnívoros e outras espécies silvestres. Este estudo será desenvolvido no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) que, em seus 36.970 hectares, abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais. O presente projeto propõe um levantamento de diversos aspectos da saúde de carnívoros silvestres do PERD, com especial enfoque em estudos diretos e indiretos para patógenos transmitidos por carrapatos, leishmanias e raiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WIDMER, CYNTHIA ELISA; LAGES PERILLI, MIRIAM LUCIA; MATUSHIMA, ELIANA REIKO; CASCELLI AZEVEDO, FERNANDO CESAR. Captura de jaguatiricas (Leopardus pardalis): armadilhas, iscas, ferimentos, imobilização e custos. Biota Neotropica, v. 17, n. 1, . (10/00907-8)
WIDMER, CYNTHIA ELISA; MATUSHIMA, ELIANA REIKO; CASCELLI DE AZEVEDO, FERNANDO CESAR. Clinical Evaluation, Hematology, and Serum Chemistry of Ocelots (Leopardus pardalis) in the Atlantic Forest of Brazil. JOURNAL OF WILDLIFE DISEASES, v. 52, n. 4, p. 916-921, . (10/00907-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Cynthia Elisa Widmer de. Perfil sanitário de jaguatiricas (Leopardus pardalis) do Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.