Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da carcinogênese cutânea em animais selecionados geneticamente para a máxima ou mínima resposta inflamatória aguda homozigotos para os alelos R e S do gene Slc11a1.

Processo: 10/01806-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Mariana Perlati dos Santos
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos   Inflamação   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos | Carcinogênese Cutânea | expressão gênica | Imunogenética | Inflamação | Imunologia

Resumo

Na tentativa de melhor elucidar a participação do processo inflamatório na carcinogênese, camundongos geneticamente selecionados para desenvolverem uma resposta inflamatória aguda máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) são utilizados em diversos estudos que promovem indução da iniciação e progressão tumoral na pele. Camundongos AIRmax são significativamente mais resistentes a carcinogênese cutânea do que os camundongos AIRmin. O gene Solute carrier family 11a member (Slc11a1) codifica uma proteína transmembrânica envolvida no transporte de íons nos fagolisossomas de macrófagos e neutrófilos, e possui um polimorfismo alélico que modula a atividade destas células, bem como a suscetibilidade a infecções e doenças autoimunes. A existência de um desequilíbrio de frequência dos alelos R e S do gene Slc11a1 nos animais AIRmax e AIRmin permitiu estabelecer sublinhagens homozigotas para estes alelos por genotipagem seletiva. O objetivo deste estudo é, portanto, investigar a carcinogênese cutânea induzida pelo agente DMBA nas sublinhagens AIRmaxSS, AIRmaxRR, AIRminSS, AIRminRR, avaliando os mecanismos genéticos, celulares e fisiológicos envolvidos no processo de progressão da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)