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Os impactos regionais das políticas macroeconômicas: uma análise das obras de transporte do pac no estado de são paulo

Processo: 10/02316-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Rogério Silveira
Beneficiário:Alessandra dos Santos Julio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento regional   Sistemas de transportes   Geografia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento regional | Fluidez Territorial | Infraestruturas | Politicas Macroeconomicas | Programa de Aceleração do Crescimento - PAC | Sistemas de transportes | Geografia Econômica

Resumo

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) representa a retomada do planejamento nacional. O PAC destaca-se como um programa macroeconômico (2007-2010), elaborado pelo Governo Federal, a fim de promover/divulgar os investimentos públicos capazes de eliminar gargalos ao crescimento nacional e entre outras coisas reduzir as desigualdades regionais. A alocação regional dos investimentos públicos é uma forma direta pela qual a política econômica influência no desenvolvimento regional. Por conseguinte, o Estado de São Paulo apresenta um grande fluxo de investimentos direcionados para a macrometrópole acirrando, desta forma, as desigualdades regionais. Assim busca-se compreender os impactos da obras de infraestrutura de transporte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na dinâmica regional paulista. A fim de verificar se as obras nos modais de transporte a serem realizadas no estado de São Paulo gerarão efeitos multiplicadores que terão impactos no desenvolvimento regional, principalmente por afetarem diretamente os sistemas de movimentos e os fluxos econômicos na macrometrópole acarretando uma maior fluidez territorial aos interesses corporativos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JULIO, Alessandra dos Santos. Desenvolvimento e infraestruturas de transportes: análise das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.