Busca avançada
Ano de início
Entree

Importancia dos gene kir e do polimorfismo de citocinas na patogenese dos linfomas hodgkin e nao-hodgkin.

Processo: 10/50344-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carmino Antonio de Souza
Beneficiário:Amanda Vansan Marangon
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Células matadoras naturais   Polimorfismo genético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Natural Killer | Citocinas | Kir | Linfomas | Polimorfismos

Resumo

Os linfomas são neoplasias malignas caracterizadas pela proliferação anormal das células do tecido linfóide. Podem ser classificados em dois grandes grupos: Linfomas de Hodgkin (LH) e não-Hodgkin (LNH). Alguns vírus tais como vírus de Epstein-Barr (EBV) têm sido implicados no desenvolvimento dos linfomas. Nesse contexto, a diversidade genética dos genes envolvidos na resposta imune, pode contribuir para o entendimento da patogênese dos Linfomas de Hodgkin e dos não-Hodgkin. Os genes que codificam os receptores KIR, presentes nas células Natural Killer, são essenciais para a regulação das funções dessas células, que por sua vez, são importantes na resposta imune frente às infecções virais. Além dos genes KIR, os polimorfismos nos genes de citosinas Th1 e Th2 parecem alterar a expressão gênica, modular o balanço entre as respostas Th1/Th2 e influenciar a susceptibilidade para as doenças auto-imunes, as doenças infecciosas e o câncer. A disfunção imune parece ser à base do entendimento da linfoma gênese. Alterações no balanço da regulação e expressão de citosinas Th1 e Th2, que são mensageiros fundamentais da imunidade adaptativa, podem ter um importante papel na etiologia dos linfomas. A proposta deste trabalho é investigar uma possível associação dos genes KIR e do polimorfismo de citosinas com o curso clínico dos linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIRA, CARDOZO DANIELA; VANSAN, MARANGON AMANDA; FERNANDO, GUIMARAES; SILVIA, MARQUES; SOFIA, LIEBER; MARCIA, DELAMAIN; PENTEADO, ARANHA FRANCISCO JOSE; LAGUILA, VISENTAINER JEANE ELIETE; ANTONIO, DE SOUZA CARMINO. Association of KIR Genes Polymorphism and its HLA Ligands in Diffuse Large B-cell Lymphoma. CLINICAL LYMPHOMA MYELOMA & LEUKEMIA, v. 23, n. 6, p. 8-pg., . (10/50344-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARANGON, Amanda Vansan. Importância dos genes KIR e dos genes de citocinas no Linfoma difuso de grandes células B. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.