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A hipertextualidade no lugar da fidelidade: um estudo comparativo entre os livros "Atonement" e "Enduring Love", de Ian McEwan, e suas adaptações cinematográficas

Processo: 10/02830-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Peter James Harris
Beneficiário:Fernanda de Souza Sbrissa
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura inglesa   Adaptação para cinema   Hipertexto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação | fidelidade | hipertextualidade | Literatura Inglesa

Resumo

Esta pesquisa propõe uma abordagem alternativa com relação aos estudos das "adaptações" cinematográficas; para tanto, pretende analisar crítica e contrastivamente as obras Enduring Love (1997) e Atonement (2001), escritas pelo escritor inglês Ian McEwan, e suas "versões" cinematográficas - a primeira obra narra a perseguição de Jed Parry, vítima da síndrome de De Clerambault, a Joe Rose, após tê-lo conhecido durante uma frustrada tentativa de resgate em um acidente de balão, enquanto a segunda narra a desesperada tentativa de Briony Tallis de reparar um erro cometido em seu passado que envolve principalmente sua irmã, Cecilia Tallis, e seu grande amor, Robbie Turner. Essa análise terá como alicerce teórico a transtextualidade de Genette (um aprofundamento da noção de intertextualidade desenvolvida por Kristeva, a qual teve como base o conceito de dialogismo de Bakhtin) e a (não)autoria de Foucault, e seu principal mote será romper com a noção de "fidelidade", principalmente por considerar, como os estudos em adaptação atuais estão fazendo, 1. as diferenças entre os meios que veiculam essas obras, 2. a não-subordinação do texto-resultante com relação ao texto que lhe "deu origem" (como aponta Genette) e 3. o fato de que qualquer texto, seja ele literário, fílmico ou de qualquer outra natureza, configura uma "construção híbrida", resultado da confluência das muitas vozes "ouvidas" e reproduzidas por seu autor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SBRISSA, Fernanda de Souza. A independência das adapatações cinematográficas: uma análise de Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.