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A independência das adapatações cinematográficas: uma análise de Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007)

Texto completo
Autor(es):
Fernanda de Souza Sbrissa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Peter James Harris
Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a noção de adaptação cinematográfica como independente do texto fonte, a partir de considerações a respeito do dialogismo e da intertextualidade, baseando-se principalmente em teóricos como Robert Stam (2000; 2004; 2008), Linda Hutcheon (2006), Christine Geraghty (2008) e Thomas Leitch (2008a; 2008b). Após um panorama das teorias da área, a dissertação analisa dois filmes baseados em dois romances do escritor inglês Ian McEwan, Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007), para demonstrar como o critério de fidelidade não é determinante para a qualidade e/ou sucesso da adaptação cinematográfica (AU)

Processo FAPESP: 10/02830-2 - A hipertextualidade no lugar da fidelidade: um estudo comparativo entre os livros "Atonement" e "Enduring Love", de Ian McEwan, e suas adaptações cinematográficas
Beneficiário:Fernanda de Souza Sbrissa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado