Busca avançada
Ano de início
Entree

Empregadas domésticas e mídia: consumo cultural e representações sociais

Processo: 10/03289-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Heloisa Buarque de Almeida
Beneficiário:Renata Guedes Mourão Macedo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55377-3 - Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil Contemporâneo, AP.TEM
Assunto(s):Meios de comunicação   Mídias sociais   Representações sociais   Grupos sociais   Empregados domésticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consumo cultural | empregadas domésticas | Midias | Representações | Antropologia da mídia

Resumo

A pesquisa pretende investigar o consumo cultural de rádio e televisão por um grupo de empregadas domésticas da cidade de São Paulo (SP). Tal grupo social, ainda pouco pesquisado, representa cerca de 20% das mulheres que trabalham no Brasil. Do ponto de vista da mídia, entretanto, foi sempre objeto de interesse dos produtores de telenovela e de outros programas de rádio e televisão dedicados ao público em geral e ao popular. A profissão ainda é estigmatizada no país e em algumas produções culturais, apesar da sua prevalência social. Por este motivo, o projeto visa, também, analisar algumas das representações do trabalho doméstico nessas mídias, relacionando-as com os processos de recepção dessas representações pelas próprias empregadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Renata Guedes Mourão. Espelho mágico: empregadas domésticas, consumo e mídia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.