Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização exploratória de volumes de dados multimodais apoiada por técnicas de projeção multidimensional

Processo: 10/03890-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Thiago Silva Reis Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visualização de informação   Visualização volumétrica

Resumo

É difícil conduzir análises exploratórias sobre volumes de dados multimodais (i.e., que incluem múltiplos campos escalares e vetoriais) utilizando técnicas puramente volumétricas oriundas da Visualização Científica. Esse cenário tem estimulado pesquisas sobre o emprego de técnicas de visualização multivariada, acopladas atécnicas volumétricas, para apoiar a análise exploratória. As representações gráficas, neste caso, contemplam uma representação dodomínio (visualização volumétrica) e uma representação do espaço de features (visualização multidimensional dos atributos do volume). Neste projeto propomos investigar o uso de projeçõesmultidimensionais, em particular da LSP e sua recente extensão, a Piecewise-LSP (P-LSP) para apoiar a visualização de espaços de features associados a dados volumétricos multimodais(escalares/vetoriais). Estamos particularmente interessados no tratamento de dados variantes no tempo. O objetivo é propor visualizações interativas, baseadas no espaço de features,capazes de evidenciar as alterações no volume, ao longo do tempo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Thiago Silva Reis. Visualização exploratória de dados volumétricos multivalorados variantes no tempo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.