Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos do pré-sal no uso e ocupação do solo de Caraguatatuba

Processo: 10/04422-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Zuquim
Beneficiário:Mariana Jundurian Corá
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema de informação geográfica (SIG)   Uso do solo   Pré-sal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caraguatatuba | Impacto | Políticas urbanas e ambientais | pré-sal | sistema de informação geográfica | Uso e Ocupação do Solo | Planejamento Urbano e Regional

Resumo

A zona costeira é um ambiente complexo caracterizado por ser a interface entre os domínios ambientais da hidrosfera, litosfera e atmosfera, apresentando assim singularidade que intensificam os processos que nela atuam. Assim, é importante para que o litoral brasileiro se desenvolva equilibradamente e definitivamente que se encare o planejamento territorial como um objetivo capaz de refletir a apropriação dos recursos ali existentes. A ausência desse comprometimento com o planejamento do uso do solo da zona costeira resulta em uma grande pressão sobre o meio ambiente, cujos danos ambientais prejudicam as atividades rentáveis da população local. Nesse contexto, o gerenciamento costeiro se torna relevante para identificar os usos do solo e os meios de atuação humana para o restauro do ambiente, garantindo um desenvolvimento econômico da região. Para a contribuição do gerenciamento costeiro este trabalho busca prognosticar os impactos dos empreendimentos do Pré-sal no uso e ocupação do solo no município de Caraguatatuba, a partir da análise das políticas urbanas e ambientais, comparando suas convergências e divergências. Tais análises serão feitas sob o auxílio de um sistema de informações geográficas (SIG), no qual a legislação estudada será espacializada criando cenários de interesse. Como resultado é esperado criar subsídios para a tomada de decisão frente às políticas urbanas e ambientais, a fim de minimizar os impactos produzidos pela implantação de grandes projetos de desenvolvimento, no caso o Pré-sal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORÁ, Mariana Jundurian. Impactos do pré-sal no uso e ocupação do solo de Caraguatatuba, SP. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.