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As salas de recursos multifuncionais em questão: construindo uma sistemática de avaliação com os professores

Processo: 10/04449-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Josiane Beltrame Milanesi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Avaliação de serviços   Avaliação do professor   Inclusão escolar   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento educacional especializado | Avaliação de Serviços | Educação Especial | inclusão escolar | sala de recursos multifuncional | Educação Especial

Resumo

As chamadas salas de recursos multifuncionais (SRM) têm sido o lócus preferencial de oferta do atendimento educacional especializado (AEE) na atual política nacional de Educação Especial do Ministério da Educação, dentro da perspectiva da educação inclusiva. Segundo dados oficiais entre os anos de 2005 e 2009, o MEC distribuiu 15.551 salas de recursos multifuncionais, em todos os estados e o Distrito Federal, para 4.564 municípios brasileiros. Mas em que medida este tipo de serviço tem respondido às necessidades dos mais variados tipos de alunos com necessidades educacionais especiais que estão sendo escolarizados em escolas comuns? Esta é uma questão empírica importante porque esta política de implantação das SRMs é recente e é preciso investigar como contribuir para enriquecer as possibilidades de ações pedagógicas com alunos que demandam intervenções específicas, principalmente por adotarmos a educação como um direito público e subjetivo. Neste contexto, este estudo tem como foco analisar a política de implementação das salas de recursos multifuncionais com recorte em um município a fim de avaliar o quanto este tipo de espaço na escola regular contribui para o AEE, considerando o movimento de implantação, os desafios e as possibilidades dos profissionais que nelas atuam. (AU)

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