Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições de saúde e uso de serviços de saúde segundo o nível de escolaridade de mulheres em idade reprodutiva no município de Campinas, São Paulo

Processo: 10/04768-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marilisa Berti de Azevedo Barros
Beneficiário:Caroline Senicato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inquérito de Saúde | Inquérito de saúde

Resumo

As mulheres em idade reprodutiva ocupam uma parcela considerável da população brasileira, participam da força produtiva e da constituição e manutenção da família, o que reflete tanto na qualidade de vida como nas condições de saúde e no uso de serviços de saúde por esse domínio de idade. Pensando nisso, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer as condições de saúde e o uso de serviços de saúde segundo o nível de escolaridade das mulheres em idade reprodutiva da área urbana do município de Campinas, São Paulo. Para esse fim, partirá do Inquérito de Saúde, ISACAMP 2008, realizado em Campinas em 2008. Comporão a amostra mulheres em idade reprodutiva, entre 10 e 49 anos de idade. O questionário aplicado diretamente a essa população feminina, foi dividido em 14 blocos, sendo de interesse para este projeto blocos específicos sobre morbidade referida; doenças crônicas; autoavaliação em saúde; problema emocional e, tipos de serviços de saúde; serviços odontológicos, hospitalizações, cirurgias, práticas preventivas e imunizações. Os dados foram registrados no programa EpiInfo 6.04 e serão analisados no Stata 11.0. Com isso, almeja-se criar um perfil das condições de saúde e do uso de serviços de saúde no período reprodutivo segundo o nível de escolaridade, a fim de colaborar com políticas públicas, na aplicação de recursos e contribuir para a melhora da qualidade de vida e de saúde e para os índices de morbimortalidade da população feminina em idade fértil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENICATO, CAROLINE; DE AZEVEDO BARROS, MARILISA BERTI. Desigualdades sociais na saúde de mulheres adultas no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 10, p. 1903-1914, . (10/04768-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SENICATO, Caroline. Condições de saúde e uso de serviços de saúde segundo o níve de escolaridade de mulheres adultas no município de Campinas , São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.