Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel das Estatinas na Lesão Miocárdica e nos Marcadores Inflamatórios em Pacientes Submetidos à Implante Eletivo de "Stent"

Processo: 10/08440-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carlos Vicente Serrano Junior
Beneficiário:Karina Tiemi Setani
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interleucina-6   Fatores de necrose tumoral   Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases   Stent   Cardiologia   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estatina | fator de necrose tumoral | interleucina 6 | Pcr | stent | Cardiologia

Resumo

A intervenção coronária percutânea provoca danos à parede arterial levando ao aumento dos marcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa (PCR), o fator de necrose tumoral (TNF alfa) e interleucinas (IL), como a IL-1, IL-6 e IL-8. Como a lesão tecidual peri-procedimento mantém uma relação intrínseca com o nível de atividade inflamatória, devemos considerar o nível de ativação das células inflamatórias antes do procedimento, pois a resposta inflamatória será mais grave quanto maior for o nível de pré-ativação das células do sistema imune.As estatinas estão sendo administradas em larga escala entre pacientes que sofrem de doença arterial coronária pelo seu poder de redução dos níveis de colesterol, importante fator de risco relacionado às síndromes coronárias, pela sua característica de modulador inflamatório, diminuindo a produção sistêmica de marcadores inflamatórios e pela sua ação anticoagulante, provocando vasodilatação. Os estudos existentes avaliaram a relação entre o uso prévio de estatinas e elevação dos marcadores de necrose miocárdica, após implante eletivo de "stents". Falta, no entanto, uma melhor avaliação dos marcadores de inflamação em tal situação, o que acrescentaremos neste estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)