Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de hidrogel nanoestruturado contendo complexo de papaína e ciclodextrina

Processo: 10/10935-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Ademar Benévolo Lugão
Beneficiário:Gustavo Henrique Costa Varca
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Papaína   Ciclodextrinas   Radiação ionizante

Resumo

A papaína é uma enzima com propriedades debridantes empregada no tratamento de úlceras, feridas e escaras. Um mecanismo natural de abertura e incompatibilidades com uma gama de substâncias compromete sua atividade biológica e consequentemente seu prazo de validade. Recentemente a FDA impôs restrições aos produtos contendo papaína devido a reações de origem anafilática e alérgica reportadas por pacientes submetidos à tratamentos com a enzima, requerendo registro destes produtos e deste modo, limitando os produtos disponíveis para o tratamento de tais condições. O emprego da radiação, além de garantir a esterilidade do produto, essencial para uma utilização segura, é capaz de induzir a reticulação do gel utilizado como veículo, diminuir os efeitos citotóxicos e as reações alérgicas causadas pela enzima. No entanto, proteínas são sensíveis a ação indireta da radiação, o que poderia comprometer o produto final e inviabilizar a aplicação do processo. A utilização da ciclodextrina, para formação de um complexo com a enzima, poderia fornecer uma proteção radiológica adequada, bem como reduzir a sensibilidade à hidrólise e dificultar o mecanismo de abertura, garantindo um produto adequado e eficaz. O presente trabalho objetiva desenvolver um hidrogel nanoestruturado, a base de polivinilpirrolidona, contendo papaína complexada com ciclodextrina visando obter uma forma farmacêutica adequada e eficaz para o tratamento de feridas e escaras. As amostras serão submetidas à radiação gamma na dose esterilizante de 25 kGy utilizando uma fonte de 60CO. Serão realizadas análises físico-químicas, morfológicas e biológicas do complexo e do produto final, com o intuito de avaliar a capacidade de proteção conferida à enzima pela ciclodextrina frente à radiação assim como a redução dos efeitos alérgicos e citotóxicos promovidos, e caracterizar a forma farmacêutica obtida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARCA, G. H. C.; KADLUBOWSKI, S.; WOLSZCZAK, M.; LUGAO, A. B.; ROSIAK, J. M.; ULANSKI, P. Synthesis of papain nanoparticles by electron beam irradiation - A pathway for controlled enzyme crosslinking. International Journal of Biological Macromolecules, v. 92, p. 654-659, NOV 2016. Citações Web of Science: 2.
VARCA, GUSTAVO H. C.; PEROSSI, GABRIELA G.; GRASSELLI, MARIANO; LUGAO, ADEMAR B. Radiation synthesized protein-based nanoparticles: A technique overview. Radiation Physics and Chemistry, v. 105, p. 48-52, DEC 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARCA, Gustavo Henrique Costa. Desenvolvimento de hidrogel nanoestruturado contendo complexo de papaína e ciclodextrina. 2014. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020130050342 - Comissão Nacional De Energia Nuclear (CNEN) ; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 01 de março de 2013

 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.