Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da transferência de elétrons de resíduos de cisteína da enzima proteolítica TIMET-oligopeptidase para intermediários de alta valência de neuroglobina e citoglobina. Implicações no estresse oxidativo celular.

Processo: 10/11504-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Iseli Lourenço Nantes Cardoso
Beneficiário:Juliana Conrado Ferreira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:balanço redox | citoglobina | Estresse oxidativo | neuroglobina | Top | Hemoproteínas

Resumo

Considerando o alto teor de grupos tióis presentes na estrutura da TOP e a multiplicidade de papéis desempenhados por esta enzima, é provável o envolvimento destes resíduos no equilíbrio redox celular e na sinalização. Em sistemas biológicos, os tióis apresentam um papel crucial na rede de defesa antioxidante e são mediadores de múltiplos distúrbios metabólicos, sinalização e processos de transcrição. O grupo tíol presente tanto em proteínas e peptídeos de baixa massa molecular controla uma parte considerável de suas propriedades biológicas e funções que envolvem a catálise enzimática, a estrutura de proteínas e as vias de sinalização redox. Por outro lado, o balanço redox e de sinalização das células também está relacionado a outra classe de proteínas: as hemoproteínas. A participação de hemoproteínas no estresse oxidativo envolve ações pró e antioxidantes. A este respeito, é bem conhecido o papel desempenhado por hemeproteínas como catalase, citocromo c e a mioglobina, tanto no combate e na geração de espécies de radicais livres e espécies excitadas. Mais recentemente, outra classe de hemeproteínas ganhou interesse e tem sido alvo de estudos sobre sua estrutura e funções: neuroglobinas e citoglobinas. Neuroglobina e citoglobina, duas globinas filogeneticamente antigas que, na ausência de ligantes externos, apresentam hexacoordenação com resíduos de histidina nas posições tanto proximal e distal de coordenação. Neuroglobina e citoglobina são expressas em baixos níveis, respectivamente nos tecidos neuronais e em todos os tecidos investigados até o momento. Neuroglobina foi postulada participar de processos de defesa celular contra a hipóxia, mas é mais provável que seja sequestradora de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que são gerados após a hipóxia cerebral. Por outro lado, a citoglobina é regulada em resposta à hipóxia, e as propriedades de ligação de O2 desta hemoproteína são consistentes com um papel em reações que requerem O2, tais como as catalisadas por hidroxilases.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)