Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos da delecao do gene cx43 sobre o desenvolvimento fetal de camundongos de diferentes backgrounds geneticos.

Processo: 06/58344-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Lucas Martins Chaible
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Embriologia   Camundongos knockout   Conexina 43   Biologia molecular   Histologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Background Genetico | Biologia Molecular | Camundongos Knockout | Conexina 43 | Embriologia | Histologia

Resumo

As conexinas são proteínas que compõem as junções comunicantes do tipo gap, e a diminuição na sua expressão têm sido relacionada com diversas alterações fisiológicas, entre elas algumas sindromes, mal formações genéticas, o aumento da proliferação celular e a carcinogênese. Dentre as isoformas das conexinas presentes nos tecidos animais, a Cx43 é a mais estudada e teve sua importância relatada in vivo em camundongos que tiveram um dos alelos de Cx43 deletado (Cx43+/-). REAUME et.al. relataram que animais Cx43-/- morriam logo após o nascimento devido má formação cardíaca, revelando assim a importância vital dessa proteína no desenvolvimento cardíaco durante o desenvolvimento embrionário. Na ausência de expressão de uma determinada conexina é observado alterações na localização e na expressão de outras conexinas objetivando a manutenção da comunicação celular. Por outro lado, o backgorund genético pode interferir na manifestação fenotípica de animais knockouts, devido aos fatores de controle de compensação por outros genes (SHASTRY, 1994). Assim, o presente estudo terá como principal objetivo caracterizar as diferenças fenotípicas de fetos de camundongos de mesmo genótipo (Cx43+/+, Cx43+/- e Cx43-/-), mas de backgrounds genéticos diferentes durante o último terço gestacional. Para tanto, os fetos serão submetidos a análises morfológicas e histológicas, sendo dada atenção maior aos tecidos em que a Cx43 é mais representativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAIBLE, Lucas Martins. Efeitos da deleção do gene Cx43 sobre o desenvolvimento fetal de camundongos de diferentes backgrounds genéticos: ênfase na osteogênese. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.