Busca avançada
Ano de início
Entree

Características dos afastamentos por transtornos psíquicos e comportamentais e retorno ao trabalho de professores do ensino fundamental da rede pública de São Paulo.

Processo: 10/11698-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Frida Marina Fischer
Beneficiário:Amanda Aparecida Silva
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condições de trabalho   Professores   Ergonomia   Saúde do trabalhador   Retorno ao trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afastamento do trabalho | Condições de trabalho | ergonomia | Professores | Retorno ao trabalho | transtornos psíquicos e comportamentais | Saúde do trabalhador

Resumo

Introdução - Pesquisas recentes informam que nas últimas décadas houve um crescimento significativo do número de afastamentos do trabalho por problemas relacionados à saúde mental em todo o mundo, inclusive no Brasil. A Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho já alertaram a comunidade internacional sobre as conseqüências dos problemas de saúde mental na redução capacidade funcional, com repercussões tanto no desempenho e na capacidade de trabalho, quanto na qualidade de vida da população trabalhadora. Também estão previstos gastos públicos consideráveis com o cuidado em saúde destes trabalhadores. Particularmente no cenário brasileiro, parecem ser recorrentes os afastamentos do mesmo trabalhador e seu retorno às mesmas condições de trabalho que provocaram o adoecimento, agravando a situação de saúde. Há um quadro atual de intensificação e precarização do trabalho docente. Transtornos mentais e comportamentais são 30% da causa de afastamentos entre professores da rede municipal de São Paulo. Objetivo - Analisar as características dos afastamentos por transtornos psíquicos e comportamentais e do retorno ao trabalho de professores do ensino fundamental (I e II) da rede pública do município de São Paulo. Será realizada caracterização dos professores, análise dos significados de afastamento e retorno ao trabalho, das trajetórias pessoais, das ações no ambiente de trabalho direcionadas aos fatores que foram relacionados ao afastamento e da comparação do afastamento e retorno ao trabalho entre professores que retornaram à atividade docente e professores com readaptação funcional.Métodos - Será utilizada a metodologia qualitativa, apoiada em alguns aspectos da teoria fundamentada. O projeto será realizado em duas fases: entrevista individual, centrada no "Processo de Afastamento e Retorno ao Trabalho", em uma linha de narrativa oral, e entrevistas em grupo focal. A análise dos dados seguirá as orientações de GIBBS (2009), que propõe uma análise conforme a teoria fundamentada, com codificação temática nas seguintes etapas: codificação aberta, axial e seletiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA APARECIDA SILVA MACAIA; FRIDA MARINA FISCHER. Retorno ao trabalho de professores após afastamentos por transtornos mentais. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 3, p. 841-852, . (10/11698-0)