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Estilo em Educação: contribuição da psicanálise à formação de educadores

Processo: 10/11116-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Leandro de Lajonquière
Beneficiário:Elisabete Aparecida Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Psicanálise e educação   Formação de professores   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | estilo | Formação de Educadores | Psicanálise | Psicanálise e Educação

Resumo

Em oposição à alta confiança nas metodologias de ensino, fruto da ilusão de controle dos efeitos de uns sobre outros, por meio de pesquisa teórico-interpretativa e em instituições formadoras de educadores, o presente projeto propõe uma análise sobre a noção de estilo no âmbito da tarefa do educador. Muito já se produziu no campo da Psicanálise em Educação e, em linhas gerais, as investigações convergem para uma mesma origem das dificuldades presentes na educação de nossos dias: as ilusões que caracterizam o pensamento pedagógico atual mantém a educação cada vez mais distante do alcance de seus objetivos. Muito além do limite já inerente a toda educação. Multiplicam-se e atualizam-se as designações para os problemas (ou sintomas) produzidos pelo pensamento pedagógico atual: há bem pouco tempo, destacavam-se a "indisciplina", "atrasos no desenvolvimento cognitivo" e o "fracasso escolar"; hoje, com a participação cada vez maior da indústria farmacêutica e do discurso médico, fala-se em "déficit de atenção" e "hiperatividade". Na mesma proporção em que os problemas se multiplicam, há a crença em que os educadores de hoje dispõem de muito conhecimento sobre o aluno e sobre o chamado processo ensino-aprendizagem. No entanto, na contramão do brilho produzido por tais domínios, a psicanálise possibilita compreender que sustentar a transmissão significa suportar a angústia de uma posição discursiva que exige a renúncia da onipotência narcísica e dos ideais de grandeza e de perfeição. Os impasses inerentes à Educação passam pelo fato de que o sujeito está, por princípio, implicado em todo ato, o que se traduz, no exercício do educador, por sua maneira peculiar de relação com o conhecimento: seu estilo.

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