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Projeto Intensivo de Ciclo: problematizações acerca de políticas públicas na interface entre a psicologia e a educação.

Processo: 10/13524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Katia Yamamoto
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Politicas Públicas | psicologia e educação | Psicologia Escolar

Resumo

O presente estudo visa problematizar a implementação de políticas públicas no campo da Educação, em específico a política de Classes de Projeto Intensivo de Ciclo, montagem que faz parte do Programa "Ler e Escrever". A política pública em questão é uma tentativa de enfrentamento do fracasso escolar, no entanto, é preciso que haja discussão de suas finalidades e efeitos para que contribua para a efetivação da educação como um direito. É neste sentido que o presente projeto de mestrado almeja realizar-se. No estado de São Paulo, algumas políticas públicas educacionais foram criadas nos anos 90, pós LDB 96. O programa Ler e Escrever, que abarca as classes de Projeto Intensivo de Ciclo, é uma política recente, teve início em 2006 na rede municipal paulista, e em 2008 houve expansão para a rede estadual, portanto não foram encontrados muitos trabalhos sobre essa temática. Como objetivo central do trabalho, pretende-se analisar, a partir da perspectiva crítica em Psicologia Escolar, as classes de Projeto Intensivo de Ciclo I de 3ª série, parte do Programa "Ler e Escrever", buscando compreender em que medida este discurso é coerente com a concepção de educação com qualidade como direito universal, procurando investigar e trazer questões sobre os efeitos e implicações desta política pública no cotidiano escolar. Para tanto, o presente estudo tem como objetivos específicos: a) analisar o discurso oficial; b) investigar as produções teóricas que contribuam para a compreensão do tema; c) recolher cenas e relatos por meio de observação em campo, entrevistas e questionário. Para o trabalho de campo, a perspectiva etnográfica será adotada. Quanto à análise, será feita triangulação com os diferentes materiais coletados.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMAMOTO, Katia. Projeto intensivo no ciclo I: um estudo de caso etnográfico a partir da Psicologia Escolar. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.