Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da inibição da sintase induzida do óxido nítrico na fisiopatologia da preeclampsia experimental

Processo: 10/17339-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Beneficiário:Lorena Machado Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-eclâmpsia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pré-eclâmpsia | sintase induzida do óxido nítrico | Hipertensão arterial gestacional

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) é uma síndrome da gravidez caracterizada pela hipertensão após 20° semanas gestacionais e proteinúria. Estima-se que 3-5% das gestantes têm alterações devido a essa desordem, ocasionando em complicações maternas e fetais. Várias evidências sugerem que na PE a via L-arginina/NO/GMPc está alterada. Durante a pré-eclâmpsia é observado um aumento do estresse oxidativo, com elevação de espécies reattivas de oxinênio (EROS), como o ânion superoxido (O2-), que se combina com o óxido nítrico (NO) para formar o peroxinitrito (ONOO-). A formação de ONOO- durante essa desordem gestacional pode ser favorecida pelas altas concentrações de NO, como conseqüência da expressão aumentada da iNOS. Uma vez que disfunção endotelial materna sistêmica tem sido relacionada à doença e, sendo o óxido nítrico o principal regulador do tônus vascular, é possível que alterações na atividade e expressão da iNOS possam ter um papel importante na patogênese da pré-eclâmpsia. Dessa maneira, os objetivos desse projeto serão averiguar os efeitos da inibição da sintase induzida do óxido nítrico e do estresse oxidativo na fisiopatologia da preeclampsia no modelo experimental denominado RUPP, no qual se reduz a pressão de perfusão uterina por meio da instalação de clipes na artéria abdominal inferior e nos ramos das artérias ovarianas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Lorena Machado. Efeitos da inibição da sintase induzida do óxido nítrico na fisiopatologia da pré-eclâmpsia experimental. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.