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Representações da sexualidade em produto cultural: percepções e impressões de um filme

Processo: 10/14471-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Teixeira
Beneficiário:Valdair Grotto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Internet   Sexualidade   Cinema   Consciência (percepção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | cinema | Internet | percepção | Representação | Sexualidade | Interdisciplinar

Resumo

O desenvolvimento tecnológico que afeta diretamente a comunicação entre sujeitos e enormemente a interatividade entre eles, que vem sendo cada vez mais foco de trabalhos de pesquisa em ciências sociais, é o ponto de partida para a proposta deste trabalho de característica multidisciplinar. Aqui, propõe-se buscar nos resultados das interações entre indivíduos de interesses comuns afiliados a redes de relacionamentos as percepções e impressões desse público em particular acerca de um objeto específico, no caso, o produto cultural cinematográfico. A rede de relacionamentos escolhida é a mais popular entre os brasileiros, o Orkut, e o produto cultural, o filme O Segredo de Brokeback Mountain, que inspirou a criação de comunidade homônima que agrega os indivíduos focados nesse trabalho. Para alcançar tal objetivo proposto, utilizar-se-á as ferramentas disponíveis para a obtenção do chamado discurso do sujeito coletivo, com software específico, além de entrevistas. Assim, a partir do resgate de informações disponibilizadas à consulta pública em redes de relacionamento na internet, pretende-se confirmar teorias de cinema que defendem a representação e identificação dos indivíduos em seu produto cultural, levando-os a esse reconhecimento no processo de comunicação com o espectador/receptor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GROTTO, Valdair. Representações da sexualidade em produto cultural: percepções e impressões de um filme. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.