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Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?

Processo: 10/13439-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
Beneficiário:Gabriela Reginato de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Representações sociais   Educação continuada   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola pública | formação continua | Politicas Públicas | Representação Social | Formação continua

Resumo

O contexto atual da escola pública brasileira, que passou por um processo de democratização nas últimas décadas, traz o desafio de melhorar a qualidade do ensino. Assim, é preciso que a formação contínua de professores contribua para o enfrentamento desta realidade. As necessidades formativas dos professores e suas representações sociais são fatores importantes que precisam ser levados em conta por estes processos de formação. Diante disso, entendemos que a formação contínua realizada através das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) tem um grande potencial para promover o desenvolvimento profissional, o atendimento das necessidades docentes e a construção dos saberes dos professores. Desta forma, a presente pesquisa traz como objetivo geral analisar se as HTPCs têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas municipais de maneira a contribui para o desenvolvimento profissional dos professores e para a produção dos saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Utilizaremos como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a identificação das representações sociais dos professores por meio da evocação de palavras e a realização de observação e entrevista, para aprofundar a compreensão destas representações. Serão selecionadas para a pesquisa duas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Município de Presidente Prudente-SP. A análise dos dados obtidos será realizada por meio da análise de conteúdo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Gabriela Reginato de. Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.