Busca avançada
Ano de início
Entree

Significados da Reforma Agrária em Bairros Periféricos de Presidente Prudente (SP): Uma Tentativa de Diálogo entre a Luta pela Terra e a Soberania Alimentar.

Processo: 10/18856-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Thomaz Júnior
Beneficiário:João Vitor Ramos da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Reforma agrária   Geografia do trabalho   Luta pela terra   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:luta pela terra | Reforma Agrária | trabalho | Geografia do Trabalho

Resumo

Nas últimas décadas, em especial de 1970 para os dias atuais, através de políticas específicas implementadas pelo Estado, tem-se o incremento do processo de expansão das relações de produção capitalistas no campo, juntamente à precarização das relações de trabalho, da concentração da propriedade da terra, da expropriação, expulsão de famílias camponesas da terra e da mercantilização cada vez mais acentuada da produção de alimentos, excluindo do circuito produtivo aqueles e aquelas que não têm no mercado o fim de sua produção. No bojo desse processo, que vem expropriando, desterritorializando e excluindo milhares de camponeses, difusos por todos os cantos do país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, a Reforma Agrária e a Soberania Alimentar ganham destaque, não apenas enquanto pautas de luta dos movimentos sociais que protagonizam ações nesse sentido, mas como aspectos potencialmente catalisadores e representativos dos anseios mais gerais dos trabalhadores e, num esforço teórico-político, da classe trabalhadora, seja no meio rural como no urbano. É por isso que, do ponto de vista metodológico, os recursos a serem utilizados na presente pesquisa terão como objetivo apreender os sujeitos sociais envolvidos nessa trama de relações e que são escamoteados pelas estatísticas oficiais. Ou seja, poderemos desmistificar a realidade de subordinação desses sujeitos ao capital, bem como ressaltar as representações concretas e em alguma medida as subjetivas dessa condição para os trabalhadores e trabalhadoras e a população em geral, mais especificamente de algumas comunidades periféricas da cidade de Presidente Prudente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)