Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonio Thomaz Júnior

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular em Geografia do Trabalho; Pesquisador PQ-1/CNPq; natural de Jaboticabal (SP); corintiano; Graduado em Geografia pelo IGCE/UNESP/Rio Claro, em 1982; ex-presidente do Centro de Estudos Geográficos (CEGE/IGCE), no período de 1980-1981; ex-Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Nacional) no período 1996-1998. Mestre (1989) e doutor (1996) pela FFLCH/USP. Livre docente em Geografia do Trabalho (julho/2009) e Titular em Geografia do Trabalho (nov/2017), junto ao Departamento de Geografia/FCT/UNESP/Presidente Prudente, com o texto "O trabalho me impõe desafios renovados e me ocupa à autocrítica de uma obra inacabada". Desde 1986 trabalha junto a essa Instituição; Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia FCT/UNESP; Desenvolvimento Territorial/IPPRI; Mestrado Profissional/FCT/UNESP). Coordenador do Projeto Temático/FAPESP (Processo: 2012/23959-9) "MAPEAMENTO E ANÁLISE DO TERRITÓRIO DO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NO PONTAL DO PARANAPANEMA-SÃO PAULO-BRASIL: Relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental" (vigência: 2013-2019); Coordenador do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos de Geografia do Trabalho" (CEGeT); Vice-Coordenador do Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi); Coordenador do Observatório do Trabalho "Istívan Mészáros" (OTIM); Coordenador do Coletivo CETAS de Pesquisadores (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde). Realizou Pós-Doutorado junto ao IFCH/UNICAMP, sob a orientação do professor Ricardo Antunes (1999-2001), e junto à Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela, em 2004-2005. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas nacionais e estrangeiras. Autor dos livros "Por trás dos canaviais os nós da cana", São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002; "Geografia Passo-a-Passo", Santiago de Compostela: Editorial Centelha, 2005. Coordenador de Cursos vinculados ao PRONERA (2013 a 2015). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Pós-doutorado em Geografia do Trabalho com Bolsa da FAPESP 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ANTONIO THOMAZ JUNIOR. DEGRADAÇÃO SISTÊMICA DO TRABALHO NO AGROHIDRONEGÓCIO. Mercator (Fortaleza), v. 16, p. -, . (12/23959-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

BARRETO, Maria Joseli. Novas e velhas formas de degradação do trabalho no agrohidronegócio canavieiro nas Regiões Administrativas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto (SP). 2018. 377f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

RODRIGUES, Ivanildo Dias. Dinâmica geográfica da camelotagem : a territorialidade do trabalho precarizado. 2008. 186f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. A emergência do discurso do agronegócio e a expansão da atividade canavieira : estratégias discursivas para a ação do capital no campo. 2011. 283f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

BENTO, Fredi dos Santos. Os viúvos da cana : migração e trajetórias territoriais do trabalho no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP). 2019. 380f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

RIBEIRO, Julio Cezar. O papel do professor no laboratório de física básica. Um exemplo ilustrativo. 2013. 100f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências. Bauru.

BRUMATTI, Terezinha. A questão de gênero nos sindicatos de Presidente Prudente-SP. 2003. 205f. Dissertação (Mestrado) - Campus de Presidente Prudente. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente.

RIBAS, Alexandre Domingues. Gestão político-territorial dos assentamentos, no Pontal do Paranapanema (SP) : uma "leitura" a partir da COCAMP (Cooperativa de Comercialização e prestação de Serviços dos Assentados da Reforma Agrária do Pontal). . 224f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

LIZARAZO, Robinzon Piñeros. Mobilidade territorial do trabalho de jovens rurais em territórios do agrohidronegócio de cultivos flexíveis. Palma de azeite nos departamentos de Meta e Casanare (Colômbia) e cana-de-açúcar no Pontal do Paranapanema (São Paulo, Brasil). 2018. 391f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

LEAL, Sidney Cássio Todescato. A dinâmica territorial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Pontal do Paranapanema-SP no contexto dos conflitos. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

AZEVEDO, José Roberto Nunes de. As ações do agrohidronegócio, o papel do estado e as formas de controle do trabalho no mato grosso do sul. 2013. 305f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

DOURADO, José Aparecido Lima. Das terras do Sem Fim aos Territórios do Agrohidronegócio : conflitos por terra e água no vale do São Francisco. 2015. 359f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

BEZERRA, Juscelino Eudâmidas. A fruticultura no Nordeste semiárido : internacionalização, conflitos territoriais e a precarização do trabalho. 2012. 376f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Reordenamento territorial e produtivo do agronegócio canavieiro no Brasil e os desdobramentos para o trabalho. 2009. 571f. Tese (Doutorado) – Faculdade Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente.

IKUTA, Fernanda Keiko. A questão da moradia para além de quatro paredes : uma reflexão sobre a fragmentação dos momentos sociais da produção e da reprodução em Presidente PrudenteSP. 2003. 163f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

IKUTA, Fernanda Keiko. Práxis e dinâmica territorial da luta pela moradia : articulações, contradições e possibilidades no âmbito do conflito capital x trabalho. 2008. 321f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: