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Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de Hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral

Processo: 10/13638-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Giovanni Faria Silva
Beneficiário:Mariana Vulcano Neres
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Tecnologia educacional   Hepatite C   Cooperação e adesão ao tratamento   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão ao tratamento | educação em saúde | Equipe interdisciplinar de saúde | Hepatite C | Tecnologia Educacional | Fisiopatologia em Clínica Médica

Resumo

Os portadores de hepatite C crônica são pacientes que necessitam de um tratamento complexo que abrange um conjunto de técnicas e habilidades a serem desenvolvidas e mantidas ao longo de todo esse período. Dentre as estratégias utilizadas para melhorar a adesão, pesquisas têm apontado a importância de ações educativas para informar e orientar os pacientes acerca da doença e do tratamento. O estudo tem delineamento com pré e pós-teste, e objetiva identificar o nível de conhecimento do paciente sobre a hepatite C e o tratamento antes e após intervenção educativa; e, avaliar junto aos participantes a adequação do conteúdo do manual educativo. Serão utilizados instrumentos para a coleta de dados como o roteiro de entrevista, um teste para avaliar o nível de conhecimento sobre a doença e um inventário para identificar as condutas de adesão relativas à terapêutica. Após a avaliação do conhecimento prévio sobre a doença no início do tratamento, será feita a intervenção educativa que utilizará um manual educativo para ampliar a visão dos participantes acerca da doença e do tratamento. Em um segundo momento, 12 semanas após o início do tratamento, será reaplicado um teste de conhecimentos sobre o tratamento e um roteiro de avaliação do manual educativo, além de um inventário de adesão ao tratamento. Após 12 semanas desta aplicação será reaplicado o inventário de adesão ao tratamento. Participarão desta pesquisa pacientes portadores de hepatite C crônica que nunca foram submetidos ao tratamento com medicações antivirais. O estudo aponta para a importância de se utilizar materiais gráficos específicos nas ações educativas em saúde e sinaliza a necessidade de mais pesquisas e de intervenções que promovam estratégias que favoreçam o autogerenciamento da doença. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NERES, Mariana Vulcano. Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.