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Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral

Texto completo
Autor(es):
Mariana Vulcano Neres
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Giovanni Faria Silva
Resumo

Os portadores de hepatite C crônica são pacientes que necessitam de um tratamento complexo que abrange um conjunto de técnicas e habilidades a serem desenvolvidas e mantidas ao longo de todo esse período. Dentre as estratégias utilizadas para melhorar a adesão, pesquisas têm apontado a importância de ações educativas para informar e orientar os pacientes acerca da doença e do tratamento. O estudo tem delineamento com pré e pós-teste, e objetiva identificar o nível de conhecimento do paciente sobre a hepatite C e o tratamento antes e após intervenção educativa; e, avaliar junto aos participantes a adequação do conteúdo do manual educativo. Foram utilizados instrumentos para a coleta de dados como o roteiro de entrevista, um teste para avaliar o nível de conhecimento sobre a doença e um inventário para identificar as condutas de adesão relativas à terapêutica. Após a avaliação do conhecimento prévio sobre a doença no início do tratamento, foi feita a intervenção educativa que utilizava um manual educativo para ampliar a visão dos participantes acerca da doença e do tratamento. Em um segundo momento, 12 semanas após o início do tratamento, foi reaplicado um teste de conhecimentos sobre o tratamento e um roteiro de avaliação do manual educativo, além de um inventário de adesão ao tratamento. Após 12 semanas desta aplicação foram avaliadas as fichas clínicas dos participantes, para analisarmos a aderência ao tratamento até a 24ª semana. Participaram desta pesquisa 70 portadores de hepatite C crônica que nunca foram submetidos ao tratamento com medicações antivirais. Da amostra de 70 participantes, 90% aumentaram seu conhecimento prévio sobre aspectos de sua doença após a apresentação do manual educativo, 80% da amostra aderiu ao tratamento até a 24ª semana de tratamento e o manual educativo teve excelente aceitação em 70% dos participantes. O estudo aponta para a importância de se ... (AU)

Processo FAPESP: 10/13638-5 - Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de Hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral
Beneficiário:Mariana Vulcano Neres
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado