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Experiências educativas e construção de fronteiras sociais no Brasil contemporâneo

Processo: 10/19671-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Ana Maria Fonseca de Almeida
Pesquisador Anfitrião: Prudence L. Carter
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Stanford University, Estados Unidos  
Assunto(s):Sociologia educacional   Desigualdade social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação e desigualdade | famílias e escolas | fronteiras sociais | Sociologia da educação

Resumo

Esse projeto pretende contribuir para ampliar a nossa compreensão das dimensões cognitivas e subjetivas da desigualdade social brasileira, recorrentemente descrita como uma das mais altas do mundo. A pesquisa discute (a) como processos educativos estão associados a formas de ver o mundo e a si próprio na relação com os outros e (b) as consequências dessa percepção em termos da maneira como indivíduos de diferentes grupos sociais relacionam-se com a escola, com o trabalho, com o dinheiro, internalizando, em suma, um julgamento sobre o que é ou não possível de ser atingido por eles. (AU)

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