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Modelagem de comportamento de jogadores por meio de técnicas de agrupamento

Processo: 11/01023-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Beneficiário:Ivan Caramello de Andrade
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional   Fluxo de dados   Agrupamento de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agrupamento de Dados | Fluxo de Dados | Jogos Computacionais | Aprendizado de Máquina

Resumo

O avanço na indústria de jogos tem requerido a utilização de algoritmos de InteligênciaArtificial cada vez mais sofisticados, em especial algoritmos de Aprendizado deMáquina, para obtenção de comportamentos mais realistas. Esses algoritmos sãoempregados para a indução automática de modelos de tomada de decisão. Estudosrecentes aplicam algoritmos tradicionais de agrupamento de dados a dados obtidos pormeio da interação de jogadores com o ambiente de jogo, de modo a definir grupos querepresentem características comuns entre jogadores. Neste projeto, pretende-seinvestigar a utilização de algoritmos de agrupamento online para definir um modelo dejogador durante sua interação com o jogo.

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