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Entre o simbolismo Russo e o Expressionismo alemão: A cena de Vsévolod Meierhold e Max Reinhardt.

Processo: 10/20734-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Barbara Borba Martins da Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressionismo   Encenação   Simbolismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Encenação | Expressionismo | Meierhold | Reinhardt | Simbolismo | Encenação

Resumo

Este projeto busca investigar e delinear as possíveis relações entre o pensamento poético e estético presente no trabalho do encenador Russo Vsévolod Emilievitch Meierhold e o movimento Expressionista alemão do início do século XX. Isso se dará à partir de um recorte teórico-metodológico, qual seja, análise de duas encenações de Max Reinhardt no Die Kammerspiele: Espectros, de Ibsen e O despertar da Primavera, de Wedekind; e a encenação do espetáculo A Barraca de Feira por Meierhold. Busca-se, com esse recorte esboçar as influências filosóficas e os possíveis pontos de encontro existentes no pensamento poético de Vsévolod Emilievitch Meierhold e o movimento Expressionista alemão do início do xx.A investigação das influências filosóficas e artísticas presentes nas tais encenações tem por objetivo estabelecer que as semelhanças estéticas entre tais pensamentos se dão através das influências filosóficas comuns.

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