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Do projetor: a historia de raskolnikov a servico de weimar a partir da critica de paulo emilio.

Processo: 09/51385-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Jordão Machado
Beneficiário:Rafael Morato Zanatto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Alemanha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alemanha | Dostoievski | Expressionismo Alemao | Paulo Emilio | Raskolnikov | Robert Wiene

Resumo

Este projeto assume para si a tarefa de efetuar o resgate inicial do filme "Ráskolnikov" (1923), do diretor alemão Robert Wiene, a fim de destacar seu papel no processo de re-estruturação social da república de Weimar, durante o período entre guerras. O ponto de partida da investigação será assentado na crítica de Paulo Emílio a analise realizada por Kracauer no seu livro "De Caligari a Hitler" (1947), desenvolvida pelo crítico brasileiro durante o curso realizado em 1958-59 sobre expressionismo alemão. Trata-se de compreender como ambos os críticos interpretam, a partir do filme de Wiene, a dinâmica do fascismo latente nas produções cinematográficas alemãs do período. Do filme, três cenas fundamentais estruturarão a narrativa. O texto original, assim como as análises propostas por Bakhtin e pelo jovem Lukács à forma artística de Dostoiévski, vem mediatamente enriquecer a compreensão da adaptação enquanto as partes enfocadas e dissimuladas pelo diretor, Tendo como escopo a dinâmica desse período, o conceito de não contemporaneidade de Ernest Bloch estabelece um diagnóstico dos efeitos da re-estruturação da sociedade a partir da definição de uma contemporaneidade não-contemporânea. A dialética histórico-cultural de Benjamin nos ajudará a encontrar as soluções propostas pela sociedade ao vazio mental, conceituado por Kracauer, que foram excluídas do processo histórico que desaguou no fascismo. (AU)

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