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Invertendo os vetores: o cinema como gerador de literatura

Processo: 11/01788-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 12 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Alvaro Luiz Hattnher
Beneficiário:Alvaro Luiz Hattnher
Pesquisador Anfitrião: Thomas Leitch
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Delaware (UD), Estados Unidos  
Assunto(s):Narrativa transmídia   Adaptação literária   Adaptação para cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação | Ficção Apocalíptica | George Romero | Max Brooks | Narrativa Transmídia | Robert Kirkman | Literatura e outras mídias

Resumo

Nos últimos vinte anos, temos testemunhado uma interessante eclosão de estudos que atualizaram as investigações sobre as possíveis relações entre literatura e cinema. Conhecidos genericamente como "teorias da adaptação", esses estudos têm se orientado por um vetor de análise cujo sentido é sempre o do texto literário na direção do texto fílmico. Some-se a isso o fato de que a esmagadora maioria das análises feitas por teóricos renomados como Robert Stam e Brian McFarlane aborda tão exclusivamente textos literários que se poderiam chamar de canônicos. O fato é que parece haver uma ênfase excessiva na noção de que o texto "primordial" em um estudo de adaptação deva ser o texto literário. Esta pesquisa pretende discutir algumas dessas concepções, contestando os modelos "binários" de estudos de adaptação e mostrando de que maneira os vetores de análise podem ser proveitosamente invertidos, por exemplo, partindo-se do cinema para a literatura. Para tanto, apresentaremos um estudo sobre a relevância da obra do cineasta George Romero para a criação e desenvolvimento da chamada "ficção apocalíptica", um conjunto de narrativas transmidiáticas que tem se desenvolvido intensamente nos últimos anos e que, nesta pesquisa será representada pelas obras de World War Z (2006), de Max Brooks e The Walking Dead (2009), de Robert Kirkman. (AU)

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