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A produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília na linha de pesquisa Educação Especial no Brasil (2005-2008)

Processo: 10/19163-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Débora da Silva Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Comunicação acadêmica   Educação especial   Pós-graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | historia da educação | Linha de pesquisa | Marília | produção acadêmica | Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP | Fundamentos da Educação - História da Educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do projeto integrado de pesquisa denominado "A produção acadêmica sobre formação de professores na Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília (2005-2008)", cujo objetivo central é identificar, reunir, analisar e interpretar aspectos da formação de professores no âmbito da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Campus de Marília (1988-2008). Nesse sentido, o presente projeto apresenta como objetivo geral sistematizar e analisar as teses e dissertações produzidas, entre 2005 e 2008, na linha de pesquisa "Educação especial no Brasil", do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-Unesp/Marília. Tal formulação se originou da crença de que, pesquisas que buscam sistematizar e analisar aspectos da história de cada um dos programas constitui, no seu conjunto, o que se pode chamar de história da pós-graduação no Brasil. A vocação e identidade deles, sua diversidade nas várias regiões e até mesmo dentro de uma região, a avaliação da trajetória pregressa e da evolução de cada um e seu contexto institucional, bem como as suas perspectivas de trajetória futura, concorrem para essa história. Considerando a existência da análise desenvolvida por Manzini et al. (2006), tendo como corpus as teses e dissertações defendidas também no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-Unesp/Marília, porém entre 1994 e 2004, consideramos pertinente proceder a um recorte temporal para a pesquisa que se inicia em 2005. O marco final desse recorte continuará a ser o ano de 2008, considerando-se que foi nesse ano que o Programa em questão completou os seus 20 anos de existência, período esse contemplado na pesquisa de Castro (2009d), à qual este projeto encontra-se vinculado. Ainda, trata-se de projeto de pesquisa que se acredita irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, documental, quanto às fontes, e de abordagem histórica. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997)/Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de reunião, seleção, sistematização e análise do corpus documental. (AU)

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