Busca avançada
Ano de início
Entree

A criminalidade na fronteira um estudo de caso sobre os municipios do rio grande do sul.

Processo: 10/52690-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcos César Alvarez
Beneficiário:Leticia Nunez Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relatos de casos   Fronteiras   Violência

Resumo

Partindo da observação da situação de emergência da problemática da violência no Brasil, e das ações políticas voltadas para a resolução do problema da criminalidade nas regiões de fronteira, o objetivo central deste projeto de pesquisa é realizar um estudo de caso sobre as dinâmicas de criminalidade e de violência no estado do Rio Grande do Sul. A violência nas regiões de fronteira com outros países da América Latina é um tema negligenciado pelas investigações em sociologia no Brasil. Os estudos disponíveis sobre esse tema são, na sua maioria, etnografias e trabalhos da área da geografia, do jornalismo, da antropologia e da história. A proposta é investigar quantitativamente e qualitativamente a região da fronteira gaúcha com o Uruguai e com a Argentina, especialmente os municípios chamados de cidades-gêmeas. Nesse sentido, pretende-se investigar de que forma a dinâmica criminal aproveita a fronteira social e geográfica, e quais são as estratégias de diferentes atividades nesse contexto. Parte-se da idéia de que há na fronteira uma dinâmica de "ilegalismos" no sentido proposto por Foucault, no qual é deslocada a discussão da tautológica binaridade legal-ilegal, para serem trazidos ao centro da investigação, os fatores relacionados com a chamada criminalidade. Para tanto, far-se-á uma investigação de natureza quantiqualitativa, a partir de dados secundários da criminalidade do estado do Rio Grande do Sul e de entrevistas em cada cidade-gêmea no território brasileiro, somadas, ainda, as entrevistas com atores sociais nas cidades uruguaias e argentinas e a observação participante em cada localidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Leticia Nunez. O Estado e os ilegalismos nas margens do Brasil e do Uruguai: um estudo de caso sobre a fronteira de Sant\'ana do Livramento (BR) e Rivera (UY). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.