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Reflexões sobre o papel da matemática na estruturação do pensamento físico e implicações para o processo de ensino e aprendizagem

Processo: 10/19276-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Ricardo Avelar Sotomaior Karam
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Habilidades técnicas e estruturantes | Pensamento matemático no ensino de física | Relações entre matemática e física | Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Muito professores de física reclamam que seus alunos não sabem matemática. No entanto, parece que um domínio instrumental da mesma não garante o sucesso em física, uma vez que usar matemática em física é muito mais complexo do que a simples aplicação de regras e cálculos. Na verdade, apesar das profundas inter-relações entre essas duas áreas do conhecimento, confirmadas por estudos históricos e epistemológicos, no contexto de ensino de física, a matemática tende a ser vista como um mero instrumento para quantificar grandezas físicas e expressar as relações entre elas. A fim de enfrentar essa aparente inconsistência, propomos uma distinção entre habilidades técnicas - aquelas relativas ao domínio das regras básicas da matemática - e habilidades estruturantes - as quais estão relacionadas com a capacidade se fazer um uso organizacional da matemática na estruturação do pensamento físico. Com o objetivo de investigar essa abordagem estruturante em um contexto didático, aulas de física (relatividade e eletromagnetismo) foram filmadas e analisadas. Como resultado dessa análise, identificamos um conjunto de quatro habilidades estruturantes, as quais são definidas e exemplificadas.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARAM, RICARDO. Framing the structural role of mathematics in physics lectures: A case study on electromagnetism. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, v. 10, n. 1, . (10/19276-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.