Busca avançada
Ano de início
Entree

Da relação com o saber com e na Educação Física em um processo educacional-escolar: o que nós sabemos?

Processo: 11/02366-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Luciana Venâncio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Professores   Educação física

Resumo

As relações estabelecidas na escola entre professores, alunos, ensino, aprendizagem, prática pedagógica, formação profissional e produção de saberes têm sido assunto recorrente no campo de estudo e reflexão da Educação. Discutir e propor mudanças concretas com relação a esses temas pressupõem um recorte e recuo no olhar, para avançar nas proposições epistemológicas e empíricas que caracterizam a Educação. Especificamente nesta investigação, o recorte e recuo serão feitos a partir dos processos de elaboração e compreensão dos saberes na Educação Física (EF) estabelecidos entre os sujeitos "alunos" e "professor", desvelando as lacunas de algumas proposições teórico-metodológicas da área, nas quais as relações com os saberes e sujeitos não foram intencionalmente consideradas. Podemos inferir que as diferentes proposições da EF ainda não deram conta das reais necessidades de pensar o sujeito do movimento. Tendo como pano de fundo a proposição crítico-emancipatória de Kunz (2004, 2006), esta investigação desenvolver-se-á em torno da descrição e interpretação do trabalho pedagógico da própria pesquisadora realizado em uma escola de Ensino Fundamental. Busca-se desvelar como se manifestam e constroem as relações dos alunos com os saberes, com base nas ideias de Charlot (2000, 2005) e de Freire (2002) com relação às reflexões sobre os saberes necessários à prática educativa numa perspectiva de se apropriar, mudar e pronunciar o mundo por parte dos sujeitos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014. 294 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.