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Recuperação de fontes seriais para histografia da criança institucionalizada no estado de São Paulo

Processo: 05/01436-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Fernanda Guinoza Matuda
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/06393-2 - Recuperação de fontes seriais para a historiografia da criança institucionalizada, AP.PP
Assunto(s):Educação a distância   Ensino profissional e técnico   Cidadania   Educação para cidadania   Criança institucionalizada   Treinamento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino a Distância | ensino profissional | Febem | Ensino à distância

Resumo

Programa de atividades do candidato dentro do projeto de pesquisa. As atividades de treinamento técnico serão desenvolvidas no âmbito do projeto Recuperação de Fontes Seriais para a Historiografia da Criança Institucionalizada no Estado de São Paulo, aprovado pela FAPESP dentro do Programa de Políticas Públicas. Este projeto (processo Nº 03/06393-2) é desenvolvido por meio de parceria entre a Faculdade de Educação e a FEBEM-SP com a colaboração do Arquivo do Estado de São Paulo e tem vigência até março de 2007. Seu principal objetivo é colocar em uma base de dados informatizadas as informações constantes de aproximadamente 300.000 prontuários referentes a crianças órfãs e abandonadas colocadas sob a tutela do Estado. A disponibilização dessa massa documental para a pesquisa interessa de imediato a oito linhas de pesquisas configuradas dentro deste projeto (Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Direito, Ciências Sociais, Arquivologia, História e Ciência da Computação). As 120 horas de treinamento da Fase I para os 12 bolsistas de iniciação científica foram feitas todas de forma presencial exigindo grandes esforços de deslocamento para toda a equipe. Para a Fase II pretendemos que os treinamentos a serem dados utilizem os recursos de E-learning. Temos essa necessidade por temos incluído na equipe de pesquisa alunos do Curso de Arquivologia da UNESP de Marília e 12 adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa nas dependências da FEBEM no complexo do Tatuapé e que por determinação judicial têm reduzida a sua liberdade de ir e vir. Consideramos também a interface do projeto de pesquisa com a Arquivologia quanto a produção, organização e disponibilização da informação de interesse público e social para: I - Planejamento de Políticas Públicas. II - Monitoramento das Políticas Públicas por parte da sociedade civil. III - Ampliação do exercício dos direitos de cidadania. Aos integrantes do grupo de pesquisa, inclusive aos alunos de Arquivologia de Marília, disponibilizaremos na página www.linux.ime.usp.br/~rideaki/febem/main.html, os seguintes conteúdos: Treinamento em protocolos de transferência de arquivos • Utilização dos recursos de rede • Utilização de ferramentas para treinamento on-line • Ferramentas para utilização de biblioteca virtual •Utilização dos recursos de tele e vídeo conferência • Aos adolescentes da FEBEM, que auxiliarão nas tarefas de arquivística e de digitação para alimentação do Banco de Dados, será necessário disponibilizar os seguintes conteúdos: Treinamento básico de Informática para as atividades de digitação e • escaneamento de imagens e alimentação do Banco de Dados Noções básicas de estrutura, organização e funcionamento de Banco de Dados • Noções básicas para utilização de rede e internet • Fernanda Guinoza Matuda, pedagoga recém formada (FEUSP-2004) trabalhará em conjunto com Reginaldo Rideaki Kamiya, aluno do Curso de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, para o desenvolvimento dos conteúdos necessários ao ensino à distância, fazendo-se necessário que ambos recebam treinamentos básicos para integração dos saberes das Ciências da Educação e das Ciências da Computação. Parte desse treinamento será dado pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade de São Paulo e parte pelo LIFE (Laboratório de Informática da Faculdade de Educação). Para viabilizar o Ensino e o Treinamento à distância, a candidata precisará organizar para disponibilizar aos alunos de Ciência da Computação e Arquivologia conteúdos relacionados a: Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem • Métodos e técnicas de Ensino à distância • Didática e metodologia do Ensino • Psicologia da Educação •Sociologia da Educação • História da Educação • Métodos e técnicas de avaliação •

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