Busca avançada
Ano de início
Entree

Inspeção automática de revestimentos cerâmicos por visão computacional

Processo: 05/05182-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 14 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Edson Roberto Minatel
Beneficiário:Luciano Vieira Koenigkan
Vinculado ao auxílio:04/14674-4 - Inspeção automática de revestimentos cerâmicos por visão computacional, AP.PIPE
Assunto(s):Visão computacional   Reconhecimento de padrões   Processamento de imagens   Automação industrial   Controle da qualidade   Cerâmica (materiais cerâmicos)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle de Qualidade Industrial | Inspeção por imagens digitais | Processamento de imagens | Processos Cerâmicos | Reconhecimento de Padrões | Visão Computacional | Inspeção de materiais cerâmicos

Resumo

Atualmente, as indústrias cerâmicas brasileiras se empenham na necessidade de adequação de seus produtos ao mercado cada vez mais exigente e competitivo. Há necessidade de melhor adequação dos produtos, segundo requisitos de qualidade e padronização. Nesse contexto, o aspecto visual do produto cerâmico é essencial, porém uma das características mais difíceis de se controlar no processo industrial, devido aos métodos subjetivos de análise atuais, aos fatores artísticos envolvidos e à grande variedade de desenhos, texturas e tonalidades. A maneira mais eficiente de se aprimorar a qualidade do acabamento externo de peças cerâmicas é ter um controle rígido e automático do processo de inspeção das peças. A proposta desse projeto de pesquisa é automatizar esse processo industrial aplicando-se visão computacional. Combinando-se câmeras, computadores e programas de computador, será possível processar imagens digitais das peças em produção e inspecioná-las. A WhitePix Sistemas Computacionais Ltda, pequena empresa interessada, contribuirá para esse avanço tecnológico pois domina técnicas para automatização do processo de análise visual na produção de peças cerâmicas. A empresa proponente tem colaboração com o CCB (Centro Cerâmico do Brasil), que atua como organismo certificador da qualidade de peças cerâmicas, é credenciado pelo INMETRO e possui conhecimento preciso sobre a indústria cerâmica nacional. Juntos, a Ablevision e o CCB, pretendem solucionar o problema de classificação de peças cerâmicas por meio de visão computacional. Essa solução gerará produtos e serviços que contribuirão para atender às expectativas da indústria cerâmica brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)