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Desenvolvimento cognitivo e de linguagem no recém-nascido pré-termo muito baixo peso

Processo: 08/09939-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Irlaine Guedes dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55866-9 - Desenvolvimento cognitivo e de linguagem durante o período sensório-motor no recém-nascido pré-termo muito baixo peso, AP.R
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Desenvolvimento da linguagem   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento cognitivo | desenvolvimento de linguagem | período sensório-motor | recém-nascido pré-maturo muito baixo peso | linguagem

Resumo

O estabelecimento de cuidados intensivos em unidades neonatais, aliado ao avanço do desenvolvimento tecnológico da medicina obstétrica e perinatal e opções terapêuticas, aumentou a sobrevida de recém-nascidos de alto risco, consideravelmente. Concomitante ao aumento da sobrevivência de recém-nascidos de alto risco cada vez menores e mais imaturos, surge o questionamento quanto à qualidade de vida futura destes bebês. Crianças nascidas prematuramente são conhecidas por apresentarem risco para problemas cognitivos e comportamentais, incluindo QI mais baixos, dificuldades de aprendizagem, distração excessiva, hiperatividade, atrasos e desvios de linguagem, além de déficits de funcionamento neuromotor. A literatura aponta diversos estudos sobre a linguagem em crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso, acompanhadas em programas de seguimento do desenvolvimento. A maioria destas pesquisas utiliza escalas de avaliação de linguagem com crianças em idade pré-escolar e escolar. Poucos trabalhos relatam o processo de desenvolvimento da linguagem em idades inferiores a dois anos. Assim, o objetivo desta pesquisa é descrever e favorecer o processo de desenvolvimento cognitivo e construção da linguagem durante o período sensório-motor de recém-nascidos pré-termo muito baixo peso, seguindo o modelo teórico proposto pela Epistemologia Genética e considerando que durante o período sensório-motor serão construídas as noções básicas e fundamentais para todo o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de uma criança. A proposta é fornecer análise tanto qualitativa quanto quantitativa das observações que serão realizadas.

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