Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismos de genes metabolizadores de xenobióticos em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Processo: 08/10952-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eny Maria Goloni Bertollo
Beneficiário:Anelise Russo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/08155-2 - Polimorfismos de genes metabolizadores de xenobióticos em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, AP.R
Assunto(s):Polimorfismo genético   Neoplasias de cabeça e pescoço

Resumo

A suscetibilidade aos agentes ambientais e seus efeitos adversos à saúde depende do perfil genético individual, uma vez que foi caracterizado um grande número de polimorfismos genéticos em genes metabolizadores de xenobióticos. Estima-se que grande parte das neoplasias resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais. Alguns indivíduos ou subgrupos podem apresentar risco aumentado de desenvolver o câncer devido às diferenças no biometabolismo. Desse modo, as diferenças individuais podem apresentar-se como significante fator de risco para neoplasias associadas ao tabagismo. Abordagens recentes têm associado polimorfismos de genes metabolizadores de xenobióticos, tais como os membros da família do citocromo P450 (CYP) e das glutatião-S-transferases (GSTs), com o câncer de cabeça e pescoço. Entretanto, estudos ainda são necessários para um melhor entendimento dessa associação. Este projeto tem como objetivo identificar os genótipos nulos dos genes GSTM1 e GSTT1 e os genótipos de restrição dos genes CYP1A1, CYP2E1 e GSTP1 em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e em indivíduos sem história de neoplasia, visando identificar biomarcadores de suscetibilidade ao câncer de cabeça e pescoço. Na presente proposta, serão avaliados 200 pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço procedentes do Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho, São Paulo e da Faculdade de Medicina / Hospital de Base de São José do Rio Preto. Também serão incluídas amostras de sangue de 400 indivíduos sem história de neoplasia, Hemocentro da Faculdade de Medicina / Hospital de Base de São José do Rio Preto. As variáveis a serem analisadas serão: idade, sexo, etnia, consumo de álcool e tabaco, sítio primário de ocorrência de tumor e evolução da doença. A genotipagem dos polimorfismos será realizada por Reação em Cadeia da Polimerase - Polimorfismos de Comprimentos de Fragmento de Restrição (PCR-RFLP) e PCR multiplex. Os achados moleculares e as informações sobre os fatores de risco serão avaliados estatisticamente. Os resultados poderão contribuir para o esclarecimento do papel de fatores genéticos nas diferenças de suscetibilidade ao efeito de carcinógenos e identificar biomarcadores de suscetibilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUSSO, ANELISE; FRANCELIN, PAMELA RISARDI; SILVA GALBIATTI, ANA LIVIA; RAPOSO, LUIS SERGIO; MANIGLIA, JOSE VICTOR; PAVARINO, ERIKA CRISTINA; GOLONI-BERTOLLO, ENY MARIA. Association between GSTP1, GSTM1 and GSTT1 polymorphisms involved in xenobiotic metabolism and head and neck cancer development. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 40, n. 7, p. 4181-4188, JUL 2013. Citações Web of Science: 6.
CURY, NATHALIA MORENO; RUSSO, ANELISE; SILVA GALBIATTI, ANA LIVIA; RUIZ, MARIANGELA TORREGLOSA; RAPOSO, LUIZ SERGIO; MANIGLIA, JOSE VICTOR; PAVARINO, ERIKA CRISTINA; GOLONI-BERTOLLO, ENY MARIA. Polymorphisms of the CYP1A1 and CYP2E1 genes in head and neck squamous cell carcinoma risk. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 39, n. 2, p. 1055-1063, FEB 2012. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.