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De professor a orientador pedagógico: análise dos modos de constituição através do trabalho

Processo: 10/06169-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Paulo Henrique Lima de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50556-0 - Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco, AP.EP
Assunto(s):Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gestão | orientador pedagogico | relações de ensino | trabalho | Psicologia Educacional

Resumo

Esta pesquisa parte da complexidade encontrada na realização do trabalho de orientador pedagógico, relacionada principalmente com a relação entre o habitus escolar - as relações já estabelecidas na escola, os modos de trabalho ali desenvolvidos - e a própria organização da rede municipal de ensino e os efeitos que esta relação provocam na organização da escola. Deste modo, tem por objetivo transformar as ações realizadas no cotidiano do trabalho de orientador pedagógico em lugares de investigação sistemática, analisando as políticas propostas pela rede (formulações das leis, resoluções, etc) e as práticas (relações de ensino e ações cotidianas), procurando examinar se/como as políticas se refletem (ou não) nas práticas e o alcance que as práticas têm de afetar a elaboração das políticas. Também buscando caracterizar ou evidenciar o que se estabelece como habitus no cotidiano escolar, explorando as relações dos sujeitos envolvidos (professores, supervisores, orientador pedagógico) com as políticas implantadas e implementadas (ou não) na rede de ensino. Tomando como referencial a perspectiva histórico-cultura, a pesquisa será realizada através da expansão e aprofundamento das leituras e estudos teóricos, do registro e análise das reuniões ocorridas dentro e fora da escola, da análise das propostas e resoluções encaminhadas pela secretaria municipal de educação de campinas e da participação nas reuniões no grupo de pesquisa. (AU)

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