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Desenvolvimento de habilidades exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down

Processo: 09/14377-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Ana Carolina de Campos
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08004-0 - Desenvolvimento de habilidades exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down., AP.R
Assunto(s):Crianças   Manipulação   Exploração   Neuropediatria   Lactentes   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apreensão | crianças | Exploração | lactentes | manipulação | Sindrome de Down | Neuropediatria

Resumo

A emergência das habilidades de explorar, apreender e manipular objetos desempenha importante função no desenvolvimento perceptual e cognitivo da criança, pois expande o conhecimento sobre as propriedades físicas dos objetos e sobre suas funções, ampliando as oportunidades de exploração do ambiente e, conseqüentemente, a capacidade da criança em desempenhar ações funcionais. Condições que alterem as propriedades orgânicas, como a síndrome de Down (SD), possivelmente resultam em alterações no desenvolvimento das ações exploratórias e manipulativas. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o desenvolvimento das ações exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down, bem como a relação entre a habilidade exploratória precoce e o desempenho cognitivo e em ações manipulativas posteriores. Na fase experimental, o apoio técnico auxiliará na montagem do arranjo experimental, execução da calibração do volume para análise cinemática e ajuste das câmeras. Posteriormente, os dados adquiridos serão analisados com auxílio do apoio técnico, exigindo a, sincronização, digitalização de imagens e reconstrução 3D dos movimentos. Além disso, para avaliação cognitiva será aplicada a Bayley Scales of Infant and Toddler Development - Third edition (BSITD-III). Para aplicação da escala, são necessários dois examinadores, pois enquanto um deles oferece o estímulo à criança, o outro pontua o desempenho. Por isso, o bolsista treinamento técnico deverá participar do treinamento na aplicação da BSITD-III para auxiliar na avaliação. Espera-se, assim, que o bolsista deste projeto se beneficie com a aprendizagem de técnicas para análise do desenvolvimento infantil, tanto utilizando metodologias quantitativas específicas como a análise cinemática, quanto com a aplicação de instrumentos padronizados de avaliação.

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