Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de metais pesados no caranguejo-uçá (Ucides cordatus), no mangue-vermelho (Rhizophora mangle) e em matrizes ambientais (água e sedimento) de cinco manguezais do Litoral Paulista.

Processo: 11/00576-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Caio Rodrigues Nobre
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/14725-1 - Projeto Uçá III - Impacto genotóxico em populações do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ucididae): avaliação e correlação com a concentração de metais pesados em cinco manguezais do estado de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Genotoxicidade   Manguezais   Caranguejo   Metais pesados   Crustacea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caranguejo | Crustacea | Genotoxicidade | Manguezal | Metais Pesados | Ucdides cordatus | Carcinologia (Biologia e Ecologia de Crustáceos)

Resumo

O presente estudo visa avaliar o grau de contaminação da água, sedimento,vegetação arbórea (Rhizophora mangle) e do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) por metais pesados, em cinco manguezais paulistas, bem como analisar o impactogenotóxico sobre as populações deste crustáceo, com base na freqüência de células micronucleadas. Os manguezais são áreas de preservação permanente (APPs) e berçários de diversas espécies animais, incluindo o caranguejo-uçá, que é amplamente comercializado e consumido pelo homem em regiões litorâneas. Serão avaliadas cinco áreas de manguezal do Estado de São Paulo (Cananéia, Iguape, Juréia, Cubatão e São Vicente), previamente selecionadas de acordo com seu nível de poluição, cada umadelas representadas por três subáreas de amostragem. O sedimento, folhas da vegetaçãoarbórea (R. mangle), estruturas corpóreas do caranguejo-uçá (U. cordatus) e água da galeria deste crustáceo serão amostrados para a quantificação de seis metais pesados(Cd, Cu, Pb, Cr, Mn e Hg), por espectrometria de absorção atômica. A hemolinfa de cinco caranguejos capturados/subárea (n=75) será colhida para o preparo de três lâminas/exemplar, que depois de coradas terão o número de células micronucleadas(MNs) quantificado sob microscópio óptico comum (1000X). Os dados obtidos pela quantificação de MNs, bem como dos níveis para cada metal pesado, serão submetidos à ANOVA simples e "nested" ANOVA, respectivamente, e as médias comparadas pelo Teste de Tukey (5%). Os resultados obtidos permitirão avaliar o estado de conservação dos manguezais e da qualidade dos estoques pesqueiros de U. cordatus, bem como compor parâmetros avaliadores de sanidade dessa espécie e orientar ações pelos órgãos governamentais para seu manejo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)